Leite, anilina e detergente. Com apenas esses três itens você se
aventura no universo das experiências e pode aprender mais sobre
polaridade. Quer saber como? Com o experimento “As cores se movem”.
Para aqueles que acham a Química um bicho de sete cabeças, essa
brincadeira divertida mostra que é possível, sim, aprender a disciplina
brincando.
Com a polaridade é possível distinguir a diferença de cargas de uma
molécula – se é positiva ou negativa - e como elas podem interagir. O
detergente utilizado na experiência, por exemplo, é polar e apolar.
Portanto, seu lado apolar se mistura com o lado apolar do leite e seu
lado polar se mistura com o lato polar da anilina.
A professora Jucinéia Rocha Santos, da E.E. Professor Leopoldo
Santana, localizada na zona sul capital paulista, ensina como fazer a
experiência. Assista ao vídeo e divirta-se com essa brincadeira. E não
perca os próximos experimentos, aqui no Portal da Secretaria da
Educação.
Dada uma ligação covalente (A─B) podemos ter dois casos:
a) A e B apresentam a mesma eletronegatividade. A ligação é chamada covalente apolar.
Exemplos:
F─F; O═O; Cl─Cl
b) A e B têm eletronegatividades diferentes. A ligação é covalente polar.
Exemplos:
H─F; H─O─; H─Cl
Consideremos as moléculas H2 e HF:
H – H e δ+H – Fδ-
Na molécula H2, o par de elétrons é compartilhado igualmente pelos
dois átomos. Na molécula HF, o par é compartilhado desigualmente,
aparecendo no lado do flúor uma pequena carga formal negativa, enquanto no lado do hidrogênio aparece uma carga formal positiva. A molécula de HF é um dipolo, definindo-se momento dipolar a grandeza μ= δ . d, sendo d a distância entre os dois centros de cargas formais.
Associa-se ao momento dipolar um vetor ()
com a orientação dada na figura abaixo. Para uma molécula com mais de
uma ligação, define-se o momento dipolar total (soma vetorial do momento
dipolar de cada ligação).
a) Se μtotal ≠ 0 → molecular polar.
Exemplo:
b) Se μtotal = 0 → molécula apolar.
Exemplo:
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