Energia de Ionização

Energia de Ionização:
é a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo. A energia necessária para remover o primeiro elétron de um átomo neutro é chamada de primeira energia de ionização. Para remover o segundo elétron, temos a segunda energia de ionização, e assim por diante.

O que se percebe é que, à medida que os elétrons são sucessivamente removidos, a energia de ionização é cada vez maior, já que os elétrons mais internos são atraídos mais fortemente pelo núcleo. Considerando somente a primeira energia de ionização de cada elemento químico, verificam-se as seguintes tendências periódicas:

Em cada família ou grupo (colunas da Tabela Periódica) a energia de ionização diminui com o aumento do número atômico – diminui de cima para baixo, devido ao efeito de blindagem.

Em cada período (linhas da Tabela Periódica) ocorre, geralmente, um aumento da energia de ionização na ordem crescente de números atômicos – aumenta da esquerda para a direita, devido à maior força de atração do núcleo em função do aumento do número de prótons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário